Aprenda como melhorar seus textos

Conheça 4 dicas que te ajudarão a organizar sua escrita e tornarão seus textos ainda melhores

Conversar com um amigo. Debater um assunto importante com o colega de trabalho. Passar orientações por e-mail. Fazer um post nas redes sociais. Deixar um bilhete para os vizinhos. Sabe o que tudo isso tem em comum? Em todos esses momentos, e em muitos outros do nosso cotidiano, precisamos nos comunicar com o outro. Mas não apenas nos comunicar, precisamos saber nos comunicar bem. É importante termos certeza de que aquilo que estamos informando ou discutindo está sendo recebido corretamente pela pessoa com quem falamos.

Com toda certeza você já ouviu dizer que para escrever bem e falar bem precisamos ler muito, e ler sobre tudo! Não existe dica mais preciosa, porque quanto mais lemos sobre os mais diversos assuntos, mais acumulamos conhecimentos e experiências, duas coisas que farão toda a diferença na qualidade da sua comunicação.

No entanto, enquanto essa dica valiosa é fundamental, ela ainda é um pouco vaga, e é por isso que, aqui, te mostraremos quatro etapas para melhorar, de forma rápida e prática, a sua escrita.

1. Escolha o tema

Pense no público para quem você pretende escrever: você está se dirigindo para os amigos em uma rede social, ou possíveis cliente? Está passando informações para um colega de trabalho, ou organizando uma apresentação? Ou será que está, como eu, escrevendo um post para um blog ou site? Independente de qual seja sua necessidade, escolha um tema que será pertinente para aqueles que irão te ler, algo que contribuirá para a experiência daquela pessoa e que, sem dúvida, irá chamar sua atenção.

2. Pesquise

Com o tema escolhido, agora é a hora de pesquisar. Mesmo que o tema escolhido seja algo que você conhece bem, não subestime o poder da pesquisa. Ler o que outras pessoas estão dizendo sobre o assunto poderá atualizar seu entendimento e despertar sua imaginação para novas formas de abordá-lo.

Se você ainda não sabe nada sobre o assunto, não se espante com essa etapa! Agora é a hora de se dedicar ao que você precisa escrever. Procure matérias na internet, artigos e livros que falem sobre o assunto que precisa escrever. Ao fim do trabalho, além de ter um texto informativo e interessante, você também terá adquirido novos conhecimentos, que poderão até fazer a diferença na sua vida ou profissão.

Faça um fichamento com todas as informações que encontrar e que considerar relevantes para o texto que você irá escrever. Não se preocupe, por enquanto, com a organização dessas informações, esteja apenas focado em aprender!

3. Organize essas ideias

Agora que você tem todas as informações necessárias em um mesmo lugar, chegou o momento de organizar suas ideias. Tente colocar juntos as frases e os assuntos que se relacionam um ao outro. A melhor forma de aprender sobre qualquer assunto é pesquisar fontes variadas, e isso pode fazer com que o seu fichamento tenha informações similares espalhadas por todos os cantos. Portanto, agrupar as informações parecidas fará com que a próxima etapa, escrever o texto, seja mais simples, e permitirá que você veja, com mais facilidade, se existe uma repetição desnecessária de tópicos.

Depois que fizer essa organização por temas similares, chegará o momento mais importante: estruturar o texto. Dentre os seus tópicos, estude qual deles deve iniciar o texto, quais devem ir para o meio ou o fim, como você fará a transição de um para o outro ou se pretende transformar algum deles em uma lista, por exemplo.

É nesta etapa que o seu texto começa a ser, de fato, construído, e é aqui que você conseguirá definir se precisa buscar mais informações para complementar alguma parte do seu texto e se ele será um texto fluido e agradável de ler.

E, já que você está aqui, aproveite para conhecer os mapas mentais, uma outra forma de organizar suas ideias.

4. Hora de escrever

Se você seguiu a estrutura que sugerimos, essa etapa será muito fácil! Com a estrutura do seu texto completamente organizada, você só precisa transformar os tópicos em textos corridos.

Cada texto e cada público tem suas particularidades, mas existem algumas dicas básicas que, de forma geral, são sempre úteis:

- Tente escrever parágrafos curtos. Parágrafos muito longos podem ser cansativos, e você pode acabar deixando seu leitor confuso e perdendo-o.

- Tenha em mente que assuntos diferentes pertencem a parágrafos diferentes. Por exemplo, se, na etapa anterior, você possuía cinco tópicos que tratam de um mesmo assunto, é bem provável que um ou dois parágrafos sejam suficientes para ele.

- Garanta que seu português está na ponta da língua. Mas, caso não esteja, você sempre pode acessar dicionários online gratuitamente, como o Priberam e o Caldas Aulete. Também é válido ter à mão um dicionário de sinônimos. Se quiser, também demos algumas dicas para aperfeiçoar seu português aqui e aqui.

- Não se force a usar palavras muito rebuscadas ou frases longas demais. O objetivo mais importante do seu texto não é ser bonito ou parecer inteligente demais, e sim que o leitor entenda o que você está querendo dizer. Não é preciso escrever “chique” para escrever bem.

Se comunicar não é difícil, basta ter vontade! Siga nossas dicas, mas procure sempre se aperfeiçoar. Quando mais você ler e escrever, melhor sua habilidade será!

Artigos Relacionados

A importância de títulos impactantes para atrair cliques

Os primeiros segundos em que o leitor vê um conteúdo são os mais importantes para segurar sua atenção. Confira dicas […]

Leia mais
Você sabe o que é segmentação demográfica?

Conheça a estratégia de marketing que ajuda marcas a encontrarem o seu público Ao contrário do que muita gente pensa, […]

Leia mais
A relevância das mensagens privadas (DMs) para o algoritmo do Instagram

Entenda o que essa ferramenta pode fazer pela credibilidade da sua empresa Você já reparou que, quando abre o aplicativo […]

Leia mais
contato@gardenconsultoria.com.br
(31) 2576.2078
text-align-right