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Já falamos por aqui sobre o conceito de storytelling dentro do Marketing, o que é e suas principais categorias. Se ainda não conferiu esse conteúdo, sugerimos checar aquele post antes de continuar por aqui. Mas se você já está atualizado, então é só continuar a leitura!
Agora que você já compreendeu o que é e qual é a importância de adotar o storytelling no seu plano de Marketing, que tal conhecer alguns elementos essenciais para um storytelling bem feito?
Confira:
O personagem da sua história existe para personificar o perfil do seu público-alvo, portanto precisa emular sua personalidade, vontades e necessidades. Para que essa história faça sentido, no entanto, é preciso que o personagem tenha algum antagonista - já que o seu produto será oferecido como a solução para algum problema. Neste caso, o antagonista pode ser qualquer coisa, desde um outro personagem até a sociedade como um todo. O importante é que este antagonista exista para ilustrar uma necessidade ou dificuldade que o personagem enfrenta. É essencial exemplificar o problema.
Vamos pensar no seguinte exemplo: você tem uma marca que produz produtos para limpeza da cozinha. Vemos vários recortes do seu personagem fazendo ovos para o café da manhã da família, que são sempre seguidos por outros recortes dele passando muitas horas na cozinha esfregando as panelas enquanto os filhos brincam no quintal. Aqui temos o antagonista: os ovos que ficam agarrados à panela.
Agora que você tem um problema, será preciso que ele gere um conflito, algo que engaje e prenda seu público.
Seguindo nosso exemplo, o conflito poderia ser o seguinte: o personagem testa diversos produtos diferentes disponíveis no supermercado, mas nenhum consegue fazer com que os ovos se soltem da panela com menos esforço. Vemos o personagem ficando cada vez mais incomodado com o tempo que perde na limpeza das panelas, enquanto poderia estar se divertindo com os filhos.
Este é o momento de apresentar seu produto ou serviço, ou seja, aquilo que chegou para aliviar as tensões e solucionar o problema do personagem. Ao ter seu problema solucionado, seu personagem pode evoluir, pode mudar, pode respirar aliviado, pode ser mais livre ou independente. Os sentimentos do personagem ao fim da história podem ser inúmeros, mas é importante que este faça sentido com a narrativa e a razão de ser da marca. Esses sentimentos trarão conexão emocional ao público e é isso que os transformará em clientes.
Por fim, no nosso exemplo: a sua marca chega como a solução para esse conflito. Em mais uma ida desiludida ao supermercado, o personagem nota um novo produto nas prateleiras, e decide dar só mais uma chance. Ao usar o seu detergente, os ovos saem com enorme facilidade. Enfim, vemos o personagem brincando com os filhos e, ao fundo da imagem, toda a cozinha limpa e as panelas brilhando.
E aí, como você se sentiu ao fim da nossa história? Se sentiu bem, aliviado, feliz? Essa é a importância de um bom storytelling no marketing da sua marca. Ele irá emocionar e conquistar seus clientes.
Essa é uma das nossas metas, contar histórias e atrair as abelhas certas para a sua colmeia. Venha conhecer seu jardim de soluções!
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