O que é storytelling no Marketing?

A habilidade de contar histórias dentro de uma ação de marketing pode ser a melhor forma de impulsionar seu produto

Storytelling é um termo que vem do inglês e descreve o ato de contar uma história. Construir e contar histórias é uma ferramenta fundamental do Marketing, pois é ela que consegue mostrar ao potencial cliente a relevância do seu produto ou serviço e as diversas formas nas quais ele se encaixa em sua rotina. O storytelling exemplifica usos e soluções e dá significado àquilo que você está vendendo. São as histórias que despertam a emoção dos clientes e geram identificação com a marca, o que por si só poderá garantir a fidelização de novos e atuais clientes.

A prática do storytelling no Marketing pode ser descrita através de algumas de suas principais categorias, que também lhe ajudarão a entender melhor esse conceito:

  • Consumo, ou product placement (algo como posicionamento de produto, em tradução livre)

Essa é a categoria mais utilizada no Marketing, principalmente quando se trata de grandes marcas. Pense em quando você vê um personagem bebendo um refrigerante em uma série de TV ou usando um produto de beleza em uma novela. Quando essas marcas aparecem com os rótulos bem claros na sua tela, isso provavelmente significa que a marca em questão fez uso do product placement para atrair clientes, colocando seu produto dentro de uma história, assim, mostrando-o ao público enquanto é consumido. 

  • Histórico

Quando a marca busca despertar um sentimento de nostalgia no cliente, isso é uma forma de utilização do storytelling histórico. Da mesma forma, este tipo também pode ser usado, por exemplo, ao usar a propaganda como uma forma de recordar a história da marca, resgatando sua essência e herança e levando-a para novos clientes.

  • De valor

O storytelling de valor também está muito ligado ao uso de embaixadores e representantes populares com o público, pois consiste em associar a imagem da marca à imagem de uma pessoa. Há algum tempo, era comum que essas pessoas fossem celebridades e figuras importantes ligadas à área de interesse da marca, mas hoje esse marketing já se expandiu para incluir também influenciadores digitais, por exemplo. A imagem de um será automaticamente transferida para a outra, por isso é importante selecionar com muito cuidado qual será a figura associada à sua marca.

E aí, já encontrou alguma dessas aplicações? Já consumiu algo motivado apenas pelo marketing ao redor daquele produto ou serviço?

 

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