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O rebranding é sinal de que a empresa possui acompanhamento e estratégias de marketing ativos e que efetivamente rastreia o mercado e o meio onde o seu produto ou serviço está inserido.
Com o passar do tempo, o avanço das tecnologias e amplitude do meio comunicacional, a necessidade das marcas de evoluir em seus processos de identidade visual foi se tornando algo essencial para um posicionamento de marca assertivo e eficaz.
O processo de repaginação de identidade visual consiste em pesquisar amplamente o mercado, identificando dados como: perfis dos seguidores da marca, público-alvo, linguagem e tom, como se posicionam os concorrentes, as formas e cores que têm aderência no seguimento, entre demais especificidades individuais de cada empresa e ramo.
Muito mais que um desenho ou processo tipográfico diferente, o rebranding vem cada dia mais se tornando uma ferramenta que demonstra um diferencial, dando destaque à marca e provando o quanto aquela empresa se interessa em se comunicar com seu público-alvo. É através dessa constante inovação provocada pelo rebranding que as marcas podem conquistar sempre novos clientes.
Nesse processo, é necessário também que, além de seguir tendências, a empresa crie um relacionamento com seu público, tendo em vista que, em um mundo tecnológico como o atual, o excesso de informações tem feito com que haja cada vez mais a necessidade de trabalharmos a proximidade emocional entre a marca e seu público, formando mais que apenas consumidores, mas sim, advogados da marca.
Como dissemos anteriormente, reestruturar uma marca vai muito além da parte gráfica do processo. Esse é o momento ideal para a marca comunicar e reforçar ao público suas mudanças estratégicas e valores, propostas e posicionamento da empresa. Portanto, deve ser um processo assertivo, que faça com que as pessoas associem facilmente o logotipo à empresa, produto ou serviço, sem que seja necessária uma reinserção no mercado. Consiste em demonstrar mudanças tangíveis, elevando o posicionamento da marca e buscando novas conquistas.
Empresas como Brastemp, Ponto Frio, Mastercard, Instagram, Burger King e Rede Globo já apostaram nessa estratégia ao longo de seus anos de existência, demonstrando repetidamente sua constante evolução e fixando-se na mente dos consumidores. Ao fazer isso, conseguem fazer com que seus símbolos sejam facilmente reconhecidos hoje em dia, independentemente do contexto. Não obstante, são bons exemplos de rebranding também porque além de apresentar suas nítidas mudanças em leiaute, podemos perceber mudanças em suas estratégias, valores e ideais de comunicação, dos quais acompanharam as tendências do mercado em todo o meio comunicacional, seja ele televisão ou internet.
É importante ressaltar que apostar em um novo conceito vale para todo e qualquer empreendimento, sendo que a evolução do branding é muito mais que a aplicação de novas cores, formas e desenhos. Essa evolução conta uma história das inovações em estruturação e posicionamento de marca, trabalho que, além de apresentar um conceito novo, traz consigo novos olhares sobre o que determinada marca defende e oferece aos seus consumidores, conquistando-os e os fidelizando de forma orgânica e eficiente.
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Por: Iara Mello
Estudante de Publicidade e Propaganda
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