O rebranding é sinal de que a empresa possui acompanhamento e estratégias de marketing ativos e que efetivamente rastreia o […]
Texto por: Mariana Guimarães – Designer em formação
Ferramentas de design são úteis para que consigamos validar e dar coerência a nossas ideias. A Gestalt é uma ferramenta excepcional, pois ao se basear no funcionamento do cérebro humano, trabalha com significados e percepções gerais e garante um entendimento maior do conceito por parte dos usuários.
A Gestalt tem origem na filosofia e psicologia e começou a ser difundida no final do século XIX por três nomes principais: Wolfgang Köhler, Kurt Koffka e Max Wertheimer. De acordo com Filho (2008), o movimento gestaltista, baseado na psicologia da forma, procura explicar por que certas formas agradam e outras não e como funciona a percepção das formas pelas pessoas.
A mente humana tem comportamentos recorrentes ao perceber as formas vistas nos objetos, pessoas, cenários e tudo que enxergamos. E os princípios da Gestalt estão baseados nestes comportamentos, em como nosso cérebro recebe os estímulos visuais, e como ele tende a agrupar vários sinais sensoriais que considera semelhantes. Nosso funcionamento cerebral faz com que percebamos primeiro os objetos como um todo, para depois ater-nos aos detalhes.
Quando um layout leva em consideração princípios de Gestalt, ele se torna mais intuitivo e transmite mensagens mais objetivas e claras, pois leva em consideração o funcionamento do cérebro das pessoas em geral. Mas como usar esta ferramenta para melhorar o desempenho do nosso projeto de design? Basta atentar-se aos seus princípios.
Os princípios da Gestalt são: semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento e relação figura-fundo. O primeiro princípio afirma que os eventos que são similares se agruparão entre si. Isto é facilmente percebido quando enxergamos uma forma geométrica formada por diversos pontos em distâncias regulares. Um exemplo do uso deste princípio foi na peça publicitária do McDonald's, para informar aos clientes sobre a existência do wifi nas dependências do estabelecimento.
Imagem 1: De acordo com o primeiro princípio da Gestalt, o cérebro agrupará os círculos por semelhança fazendo com que a pessoa perceba, inicialmente, a figura geométrica do quadrado.
Imagem 2: Anúncio publicitário do McDonald’s, que utilizou as batatas fritas em repetição formando o ícone de wifi.
Imagem 4: O elemento laranja da marca Legno sugere uma linha contínua, ainda que seja interrompido pela letra G.
Imagem 5: O que você lê mais rápido? Gestalt escrito em Helvetica, que é uma tipografia geométrica simples ou escrito em Celestina, tipografia manuscrita desenhada.
Imagem 6: Ícone do Panda, do logo do WWF, é uma forma criada pelo nosso cérebro na junção das formas em preto e o espaço criado entre eles.
Imagem 7: A ilustração feita pelo designer Norma Bar tem duas fases: a que você enxerga um braço e luvas de boxe e uma forma com braços musculosos.
O rebranding é sinal de que a empresa possui acompanhamento e estratégias de marketing ativos e que efetivamente rastreia o […]
Descubra os princípios da hierarquia visual e confira estratégias simples para alavancar sua presença digital Você já percebeu que, quando […]
Conheça as 4 regras fundamentais do design para a elaboração de peças inteligentes e atrativas e saiba como crescer a […]