A relevância das mensagens privadas (DMs) para o algoritmo do Instagram

Entenda o que essa ferramenta pode fazer pela credibilidade da sua empresa

Você já reparou que, quando abre o aplicativo do Instagram, vê primeiro os posts de seus amigos mais próximos e marcas favoritas? Isso não é por acaso. O Instagram, assim como qualquer rede social, usa um algoritmo particular para direcionar as publicações e stories ideais para cada pessoa, e a maneira que a rede encontrou para definir seus conteúdos preferidos foi analisar com quais perfis você mais interage, dentre todos os que você acompanha. Isso pode ser através de curtidas e comentários, reações e, inclusive, pela troca de mensagens privadas – assunto que abordaremos hoje.

Pense naquele amigo com quem você frequentemente troca vídeos e memes. Já percebeu que, quando essa pessoa faz um post no feed ou posta um story, este é o primeiro conteúdo que aparece para você, assim que abre o aplicativo? Pois este é o mesmo princípio que define a entrega de conteúdos criados por influenciadores e contas profissionais ou comerciais.

O algoritmo do Instagram quer saber com quem andamos conversando de forma privada, então ele valoriza todas as vezes que essas conversas acontecem. Quando algum perfil pede para que o cliente “reaja” ao story, participe de uma pesquisa ou pergunte algo nas DMs, não é por acaso. O motivo é que essas interações privadas auxiliam no crescimento dos números da página, o que, por sua vez, faz com que o cliente continue a receber, com prioridade, outros conteúdos daquela loja, e também que o Instagram o entregue para outras pessoas que ainda não acompanham a conta, pois entende que aquele conteúdo é interessante.

Assim como os posts que incentivam que seus seguidores marquem amigos, contem uma história e deixem comentários, as DMs fazem uma grande diferença na divulgação do conteúdo daquela página.

Porém, ainda mais que isso, é nessa troca de mensagens privadas que você consegue construir um relacionamento mais próximo com o consumidor da sua marca, é assim que a empresa transforma um consumidor em um cliente. Ao conversar por DM, o cliente entende que está conversando diretamente com uma pessoa, um ser humano, ao invés de receber mensagens automáticas. Por isso, essa é a oportunidade perfeita para mostrar ao cliente os valores da marca e seu lado mais humano. 

Incentive seus clientes a enviar mensagens privadas para tirar dúvidas e até mesmo feedbacks. Assim, você consegue entender melhor seus clientes, o que procuram e o que acham da sua marca e da sua postura. Aproveite a oportunidade para:

  • Fortalecer a relação com seus clientes;
  • Avaliar seus pontos fortes e o que precisa melhorar na comunicação;
  • Tirar dúvidas e dar suporte aos clientes;
  • Requisitar feedbacks do serviço e/ou produto.

Todos nós, enquanto clientes, queremos nos sentir próximos, conectados com quem acompanhamos e admiramos. Essa relação, possibilitada pelas redes sociais e estabelecida, principalmente, através das conversas privadas, cria uma relação mais próxima e um vínculo duradouro, que trará, além de maior visibilidade e engajamento, mais credibilidade para a sua marca, já que poderá contar com pessoas de verdade engajadas e empolgadas para ajudar sua marca – e você – a crescer. Se seus clientes veem sua página como o reflexo de uma pessoa, e não apenas uma empresa impessoal, se tornarão fiéis a você e te ajudarão a crescer, de forma orgânica e apaixonada.

Aqui na Garden, entendemos que as redes sociais são a porta de entrada para novos consumidores e amigos, e nos dedicamos a fundar uma relação sólida e uma presença forte nas redes sociais de nossos clientes. Venha conhecer nosso jardim de soluções!

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