A importância de títulos impactantes para atrair cliques

Os primeiros segundos em que o leitor vê um conteúdo são os mais importantes para segurar sua atenção. Confira dicas para escrever títulos que fisgam seus leitores.

Pesquisas mostram que as pessoas levam, de modo geral, apenas alguns segundos para decidir entre consumir ou não certo conteúdo na internet – isso vale tanto para vídeos quanto para textos. Portanto, é de suma importância que o início da sua postagem, em qualquer formato, seja atrativa e cativante. 

Estamos sendo constantemente expostos aos mais diversos conteúdos e informações, e esse alto número de entretenimento e notícias faz com que fiquemos cada vez mais exigentes com aqueles nos quais realmente decidimos clicar. Com frequência, apenas um passar de olhos, no caso de textos, ou os primeiros segundos, no caso de vídeos, é o suficiente para que uma pessoa siga em frente ou escolha conferir na íntegra algum conteúdo.

Quanto mais atraente seus conteúdos forem, mais cliques você receberá e mais pessoas o encontrarão. Consequentemente, direta ou indiretamente, esses leitores ajudarão a divulgar seus conteúdos. A recomendação é o melhor jeito de encontrar novos públicos e clientes. Mas tudo começa com um bom começo!

  • Faça um brainstorming

Não escreva apenas um título, e não publique o conteúdo com o primeiro título que vier à sua mente. Tente criar diversos títulos diferentes para o mesmo conteúdo, pois essa atividade estimula a criatividade e, ao longo do processo, ajuda a encontrar o título mais atrativo e eficiente para o seu conteúdo.

  • Adote números e percentuais

O uso de números e percentuais em um título transmite uma sensação de maior credibilidade ao leitor, o que aciona sua curiosidade para entender melhor uma informação, principalmente quando entende que é algo confiável. 

Outra forma de usar números é colocar prazos para que o seu leitor consiga o resultado que você está oferecendo naquele conteúdo, por exemplo, ou criar listas com conteúdos de uma mesma temática, algo que faz muito sucesso nas redes sociais. 

  • Use gatilhos mentais para ativar o senso de urgência

Usar palavras como “imediatamente”, “só hoje” e “agora” funciona como um gatilho na mente dos leitores, pois esse senso de urgência faz com que ele sinta que precisa entender o que está acontecendo. 

  • Converse com o leitor

Faça perguntas ao seu leitor. Apresente questionamentos que o façam imaginar o porquê de algo ser como é ou prometa explicar como alguém importante conquistou o sucesso almejado; traga dicas de boas atitudes e pergunte ao seu leitor quais delas ele já é habituado a fazer. Tente envolvê-lo e trazê-lo para dentro do conteúdo.

  • Por último, seja direto

Às vezes a melhor estratégia é a simplicidade. Se a informação que você quer compartilhar é interessante e pode tirar uma dúvida de muitas pessoas, então confie na qualidade desse conteúdo e não tente complicar demais. Um título direto e objetivo pode acabar sendo o mais eficiente.

Essas dicas são boas, mas são melhores ainda se você aliá-las a outros conhecimentos. Por aqui já falamos de SEO, de hierarquia visual e até demos dicas para estruturar melhor os textos. Mas essas dicas são apenas uma pequena fatia do que a Garden Consultoria pode fazer pela sua empresa. 

Uma das muitas soluções que nosso jardim pode lhe oferecer é a elaboração dos melhores posts para o blog da sua empresa. Venha descobrir o que mais podemos fazer pela sua empresa!

 

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