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Search Engine Optimization: essa é a descrição da famosa sigla SEO, que remete a um conjunto de técnicas aplicadas em um site, portal ou blog para que ele tenha um melhor posicionamento em páginas de pesquisas de motores de busca como Google e Bing.
A técnica de SEO é dividida em duas vertentes: on e off page.
A primeira refere-se à otimização e estruturação da plataforma. Aqui, cuidamos para incluir palavras-chave relacionadas ao conteúdo, além de tags importantes como meta-title e meta-description.
Outro ponto importante é a estruturação dos títulos e subtítulos, além da inclusão de atributos de HTML em imagens e links.
Em uma estratégia off page, prezamos pelo relacionamento da plataforma com outros sites, blogs e portais. Ser referência em determinado setor é parte crucial para um melhor desempenho dessa estratégia — o que, por sua vez, pode atrair links externos de forma orgânica.
Nesse ponto, o cuidado com a qualidade dos links externos também é importante, uma vez que o Google e outros motores de busca conseguem avaliar a autoridade de um domínio.
Existem diversas ferramentas para aferir se um site segue as melhores práticas e recomendações de otimização. Minha sugestão é uma ferramenta desenvolvida pela Google: https://pagespeed.web.dev/.
Por meio dessa ferramenta, é possível identificar possíveis falhas, receber dicas para melhorar o código-fonte do seu site e conquistar um melhor posicionamento nos motores de buscas.
Um site otimizado costuma ter um bom posicionamento em relação aos termos-chave nos motores de busca. Dessa forma, fica mais fácil atrair clientes que estão pesquisando pela solução de um problema ou de uma dúvida — em relação a um produto ou serviço.
Aliado a outras estratégias como Search Engine Marketing (SEM) e Inbound Marketing, o SEO é fundamental para ajudar qualquer negócio a deslanchar na Internet.
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Alysson Vidotti, Especialista em Estratégia de Anúncios.
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