Você já ouviu falar em NEUROMARKETING?

Texto por Jaqueline Romero – Diretora de Marketing
A obra “A Lógica do Consumo”, do autor Martin Lindstrom, procura apresentar ao leitor os bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o cérebro das pessoas responde aos muitos estímulos da propaganda. Martin elucidou, de forma majestosa em sua obra, o neuromarketing como uma ciência que estuda como uma pessoa responde neurologicamente aos impulsos causados pelo marketing.
Para que uma estratégia de marketing funcione de fato, em meio a tanta concorrência no mercado atual, é preciso entender o consumidor. Esta tese ENTENDER PARA ATENDER nos leva à obra de RAIMAR RICHARS, que nos permite a compreensão de que cada cliente tem seus desejos, suas necessidades, especificidades e cada uma delas deve ser analisada diferentemente. Assim poderemos ENTENDER e ATENDER satisfatoriamente cada cliente. É vital compreender o que o cliente pensa, como faz suas escolhas de compra, o que chama a sua atenção e o que o deixa entediado, dentre diversos outros fatores essenciais.
São utilizados parâmetros científicos para a realização das pesquisas baseadas nesse conceito, a fim de descobrir como ocorre o processo de tomada de decisões do consumidor.
Neuromarketing não é apenas emocionar e persuadir o seu cliente; estas ações não são suficientes para conquistá-lo. O ponto imprescindível  sobre o neuromarketing é mais abrangente e detalhado do que isso. Uma maneira fácil de exemplificar isto é pensar em anúncios de marcas que ficaram na sua cabeça, mas que não provocaram emoções. Para melhor entender esta informação convido a lerem a obra: Posicionamento – A Batalha por sua Mente, dos autores Al Ries e  Jack Trout. Essa obra retrata literalmente que o que fica na mente, necessariamente, não emociona.
Neuromarketing trabalha três aspectos essenciais que são: a atenção, a memorização e a emoção.
Quando você conseguir conquistar esses três aspectos, certamente terá conseguido causar impacto em seu público-alvo.
Seja bem-vindo a essa fascinante ciência.
 
 

Artigos Relacionados

Você sabe o que é segmentação demográfica?

Conheça a estratégia de marketing que ajuda marcas a encontrarem o seu público Ao contrário do que muita gente pensa, […]

Leia mais
O que é SEO e qual é a sua importância para o marketing digital

Search Engine Optimization: essa é a descrição da famosa sigla SEO, que remete a um conjunto de técnicas aplicadas em […]

Leia mais
Por que é importante adequar a linguagem aos contextos comunicativos?

Papos — Me disseram… — Disseram-me. — Hein? — O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. — Eu falo como […]

Leia mais
1 2 3 10
contato@gardenconsultoria.com.br
(31) 2576.2078
text-align-right