PROCRASTINAÇÃO, TERGIVERSAÇÃO e DIGRESSÃO

São três palavras diferentes e que não fazem parte do vocabulário cotidiano de muitos de nós.
Mesmo não fazendo, vale a pena darmos uma olhada em seus significados, porque acredito ser extremamente oportuno citá-los, dada a situação atual de nosso país e pelo fato de impactarem diretamente em nossas relações comerciais.
Como povo, temos características marcantes e positivas em nossa cultura, mas há outras sobre as quais compensa refletirmos e revermos nossa posição.
Uma delas é a:
procrastinação
 
 
 
 
 
 
 
 
Adiamento. A recorrente mania de adiarmos tudo. Parece fazer parte de nosso “caldo cultural” como povo brasileiro.
Outra é a:
tergiversação

 
 
 
 
 
 
 
 
Rodeio. A desculpa, ou o rodeio funcionam, muitas vezes, como uma espécie de muleta. Na fala, é uma forma de evasiva. Torna-se, muitas vezes, estratégia do discurso para dar-se voltas e mais voltas, até que seu interlocutor perca o “fio” da conversa.

E a outra:
digressão

 
Desfocalização. É a mudança de foco do tema, é o afastar-se de um objetivo, de um caminho. Em linguagem popular é o famoso “colocar um bode na sala”. Foi a estratégia usada militarmente na 2ª Guerra Mundial. Em maio de 1944, o 23o. Comando chegou à Grã-Bretanha e participou do plano para enganar os Nazistas no Dia D, fazendo-os pensar que a invasão havia começado em Pas-de-Calais, em vez de na Normandia. Depois disso, eles continuaram a criação de "tanques" infláveis, aviões e veículos de mentira, transmissões de rádio fictícias e alto-falantes montados em veículos que tocavam sons pré-gravados de batalhas e tropas se movendo.
Note-se que abordei os aspectos negativos de cada um.
Embora esses conceitos soem como coisas não agradáveis, todos permeiam nossas vidas e estão imiscuídos em nossas relações diárias, o que pode soar preocupante.
Entretanto todos têm aplicações, ou contra-aplicações positivas. Sim, isto mesmo!
Assim como acontece nas artes marciais, podemos usar a “força do oponente” a nosso favor.
Quer saber como?
Entre em contato:
Zauber Melo
Sócio-diretor e Coach da Garden Consultoria e Marketing

Artigos Relacionados

Descomplicando as eleições

Texto por Rachel Rossi - estudante de Design Gráfico, gardeniana e cidadã   Precisamos falar sobre política, sim.   Neste ano, […]

Leia mais
Será que a sua empresa tem mais consumidores ou clientes?

Texto por Marina Dell'areti - Publicitária, pós-graduada em Marketing Estratégico e Branding A dois dias do Dia do Cliente, nada mais […]

Leia mais
RP não é "fazedor de festinhas"

Texto por Larissa Gonçalves - Estudante de Relações Públicas   A profissão de Relações Públicas, em muitas vezes, não é […]

Leia mais
1 2 3 120
contato@gardenconsultoria.com.br
(31) 2576.2078
text-align-right