Texto por Rachel Rossi - estudante de Design Gráfico, gardeniana e cidadã Precisamos falar sobre política, sim. Neste ano, […]
Texto por: Naiara de Lima - Graduada em Design Gráfico
Agora que você já sabe a importância da hierarquia visual e que ela pode ser construída a partir da organização dos elementos da composição, apresentamos alguns fundamentos importantes que auxiliam nesta tarefa.
Padrão F: em páginas com textos mais longos, principalmente na internet, o leitor passa os olhos pelo texto do lado esquerdo, ao encontrar uma palavra-chave de seu interesse, lê o restante da frase (percorrendo, então, o lado direito). Se não encontrar pontos interessantes, fechará a página sem ler tudo.
Padrão Z: em mídias impressas, o olhar do leitor tende a fazer uma leitura em diagonal, verificando primeiramente o topo da página, onde a informação importante é mais provável de ser encontrada; então dirige-se para baixo, no canto oposto e percorre toda a parte inferior da página, da esquerda para a direita.
Obviamente, coisas grandes chamam mais atenção. É uma ferramenta poderosa, pois pode contornar as regras tradicionais de leitura (padrão de visualização). Além disto, pode enfatizar a mensagem, tornando-a mais significativa.
Respiro ajuda a destacar o conteúdo, ao reduzir o ruído visual e criar pontos mais claros de evidência para a informação.
A combinação entre diferentes pesos ou estilos ajudam a distinguir o tipo de conteúdo.
Ótimo recurso para destacar ou esconder uma informação. Use para chamar a atenção leitor.
Quebrar o grid pode ser também uma forma de hierarquia. Elementos posicionados inusitadamente destacam-se dos elementos blocados no restante do layout.
Estes fundamentos podem ser usados e combinados, na missão de comunicar com qualidade, eficácia e rapidez. No entanto, é preciso estar atento. O mal uso ou abuso de diferentes técnicas pode transformar a composição em algo espalhafatoso e poluído visualmente, não despertando o interesse do usuário e não cumprindo sua função de transmitir a mensagem de forma clara.
Texto por Rachel Rossi - estudante de Design Gráfico, gardeniana e cidadã Precisamos falar sobre política, sim. Neste ano, […]
Texto por Marina Dell'areti - Publicitária, pós-graduada em Marketing Estratégico e Branding A dois dias do Dia do Cliente, nada mais […]
Texto por Larissa Gonçalves - Estudante de Relações Públicas A profissão de Relações Públicas, em muitas vezes, não é […]