Personas: o que são e para que servem

Texto por: Mariana Guimarães - Designer em formação
Provavelmente você não conhece nem conhecerá a Mayra pessoalmente, mas você sabe o que ela estuda, quais suas vontades, as redes sociais que frequenta, a idade que tem, o que ela precisa e como você pode ajudá-la ou aproximá-la do seu produto/serviço. Ela provavelmente não representa só uma pessoa, mas muitas, e entendê-la é um passo importante para um relacionamento de sucesso.
O persona é uma ferramenta usada em várias áreas de conhecimento, como o Design e a Publicidade, e surgiu da necessidade de democratizar um produto, fazê-lo mais intuitivo e entendível por seus usuários potenciais. Alan Cooper, em meados de 1980, resolveu entrevistar estes usuários para entendê-los e ver como se comportavam frente o software que estava desenvolvendo. Conversando e entendendo estas pessoas, ele percebeu as mudanças que podia fazer, baseadas nos anseios e dificuldades dos seus possíveis usuários. Destas pessoas, uma lhe chamou a atenção: Katy. Katy foi sua primeira persona, e sua ferramenta mais útil para transformar o programa em um sucesso.
Os personas são resultado de muita pesquisa e envolvimento. Eles devem representar um grupo verdadeiro de usuários, com suas ambições e desejos. Conhecendo este grupo, você sabe como e por onde conversar com ele, se é por meio do facebook ou de um blog por exemplo. Qual a linguagem a ser usada para aproximá-lo e como suprir suas necessidades com o que temos para oferecer. Como fazer nosso produto/serviço ser “a cara” destas pessoas, e refletir sua personalidade. Isto sem dúvida é uma forma de se tornar preferência e referência para os seus usuários.
Não existe uma receita de bolo para criar o persona, mas você deve saber por princípio quais características do seu público seriam úteis para a melhoria ou desenvolvimento do seu produto/serviço. E então aprofundar-se em pesquisas para chegar a este público e entendê-lo. O resultado destas pesquisas vai gerar as personas que irão te acompanhar durante o crescimento da sua empresa, e vai crescer com você, sendo constantemente atualizado.
Agora você sabe que existe uma forma de conversar com o seu público de pertinho, e entendê-lo o suficiente para desenvolver ou melhorar a experiência dele com seu produto/serviço. Esta ferramenta coloca o seu cliente no centro, e a sua empresa no topo!
 
Fonte: www.cooper.com/about-us/our-story

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