O Poder da Hierarquia Visual – PARTE 1

Texto por: Naiara de Lima - Graduada em Design Gráfico
Para entender seu poder é preciso, primeiramente, entendermos o conceito de hierarquia visual. Se hierarquia é a organização fundada sobre uma ordem de prioridade ou relações de subordinação entre os elementos de um conjunto, hierarquia visual nada mais é do que a organização e a priorização do conteúdo com o intuito de comunicar a mensagem ao público de forma efetiva.
A hierarquia visual, além de ser um dos princípios mais importantes do design, é uma ação estratégica. As escolhas do designer devem auxiliar a estabelecer um caminho visual que conduza o leitor e apresente a informação de forma organizada, lógica e confiável, traçando a percepção pela rota mais ideal.
Este princípio também nos ajuda a estabelecer prioridades na comunicação. Pense na quantidade de informações que somos bombardeados a cada minuto e no pouco tempo disponível para absorvermos cada uma delas. A hierarquia deve ser usada para otimizar a absorção da mensagem e transmiti-la de forma rápida e objetiva.
É muito importante estabelecer uma organização hierárquica dos conteúdos em toda e qualquer criação, acentuando os elementos mais importantes e comunicando de forma rápida, eficaz e com qualidade.

Artigos Relacionados

5 livros sobre Marketing para incluir na sua lista de leituras

Ler e estudar sobre os assuntos que nos cercam em nossa vida profissional é fundamental para continuarmos a crescer e […]

Leia mais
Principais elementos para um bom storytelling dentro do Marketing

Já falamos por aqui sobre o conceito de storytelling dentro do Marketing, o que é e suas principais categorias. Se […]

Leia mais
A hierarquia visual em design de textos: como guiar os olhos do leitor

Descubra os princípios da hierarquia visual e confira estratégias simples para alavancar sua presença digital Você já percebeu que, quando […]

Leia mais
1 2 3 19
contato@gardenconsultoria.com.br
(31) 2576.2078
text-align-right