Os 4 fundamentos do design: veja quais são e o que eles podem fazer por você

Conheça as 4 regras fundamentais do design para a elaboração de peças inteligentes e atrativas e saiba como crescer a comunicação da sua marca.

Independentemente de qual seja sua área de atuação, é bem provável que você tenha que lidar, diariamente, com imagens de divulgação e diversos conteúdos e produções gráficas. Hoje em dia, principalmente com o estabelecimento das redes sociais como um dos principais espaços de propaganda para um negócio, conhecer os fundamentos do design se tornou indispensável para a venda de qualquer produto ou serviço.

Pensando nisso, queremos te ajudar a iniciar seus estudos nessa área, para que você possa crescer ainda mais seu negócio. E isso começa no marketing!

O design possui 4 fundamentos básicos que ditam e orientam a criação de qualquer peça. Vamos conhecê-los:

  1.     Proximidade

Esse princípio se refere à organização dos elementos visuais com base na sua relação espacial. Ou seja, agrupar ou aproximar, visualmente, elementos que se relacionam entre si. Seguindo a mesma regra, deve-se manter afastados os elementos que não possuem uma relação direta.

  1.     Alinhamento

Na nossa parte ocidental do mundo, organizamos nossa visão seguindo a direção da esquerda para a direita, de cima para baixo. Nesse sentido, é importante que os textos e outros elementos sigam esse caminho, que é intuitivo para o consumidor.

Em termos práticos, busque colocar os elementos que devem ser lidos em uma ordem específica a partir do canto superior esquerdo, seguindo até, por fim, alcançar o ponto inferior direito. Isso evita que seu material fique confuso e agiliza a compreensão da mensagem pelo leitor.

  1.     Contraste

O contraste existe, principalmente, para destacar determinadas partes da mensagem, e pode aparecer na escolha de palavras, fontes e cores, por exemplo. Quando usado com estratégia, pode criar hierarquia entre as informações, destacar informações importantes, proporcionar legibilidade, atrair interesse visual e criar impacto. Abuse da criatividade, use o contraste de cor, tonalidade e tamanho para tornar sua peça mais atrativa e chamativa.

  1.     Continuidade

O princípio de continuidade tem o propósito de estabelecer conexão e fluidez entre os elementos de uma peça gráfica. Ela guia o olhar do consumidor de forma suave e natural, criando uma harmonia através de formas, texturas, cores etc. Esse princípio também se aplica na elaboração de mais de um material para uma mesma marca, já que estabelece uma uniformidade entre seus diferentes produtos e comunicações, fortalecendo a “cara” da empresa.

Já consegue imaginar como aplicar esses 4 fundamentos aos seus materiais gráficos? Na Garden, procuramos sempre seguir esses passos para garantir que nossos clientes tenham a melhor comunicação com seu público. Venha nos conhecer e descobrir as soluções que temos a lhe oferecer!

 

Artigos Relacionados

A importância de títulos impactantes para atrair cliques

Os primeiros segundos em que o leitor vê um conteúdo são os mais importantes para segurar sua atenção. Confira dicas […]

Leia mais
Você sabe o que é segmentação demográfica?

Conheça a estratégia de marketing que ajuda marcas a encontrarem o seu público Ao contrário do que muita gente pensa, […]

Leia mais
A relevância das mensagens privadas (DMs) para o algoritmo do Instagram

Entenda o que essa ferramenta pode fazer pela credibilidade da sua empresa Você já reparou que, quando abre o aplicativo […]

Leia mais
1 2 3 41
contato@gardenconsultoria.com.br
(31) 2576.2078
text-align-right