Você sabe o que é Coaching?

Texto por: Zauber Melo – Sócio-diretor e Coach
 
Coaching  é um processo interativo que ajuda indivíduos e organizações a melhorarem os seus desempenhos e alcançarem os resultados extraordinários. O Coach (uma espécie de assessor, é quem aplica o Coaching, que é pó processo) trabalha em todas as áreas, incluindo competências, negócios, carreira, finanças e relacionamentos profissionais. Como resultado de um acompanhamento profissional, ajuda o Coachee (que é aquele quem recebe a ação do Coaching, uma espécie de assessorado), definir melhor as suas metas, ter mais ação, tomar decisões de alta qualidade, e a mais plena utilização dos seus pontos fortes naturais.
Uma boa e bem clara definição para esse processo seria:

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicados por um profissional habilitado (o Coach), em parceria com o cliente (o Coachee). (Villela Da Matta & Flora Victoria)

Indivíduos e organizações que se envolvem em um programa de Coaching, experimentarão novas perspectivas pessoais sobre desafios e oportunidades. O reforço das competências de tomada de decisão, uma maior eficácia interpessoal e aumento da confiança no desempenho das suas funções no trabalho e na vida. Consistente com o compromisso de reforçar a sua eficácia pessoal, eles também podem esperar ver resultados apreciáveis nas áreas de produtividade, satisfação pessoal com a vida e o trabalho e a realização dos objetivos pessoais.
 
Objetivo do Coaching
Alinhar o gestor às metas corporativas, visando o desenvolvimento do capital humano e da qualidade de vida.
 
Áreas de foco
Liderança eficaz, inteligência emocional, equilíbrio de vida, negociação efetiva, são exemplos de competências de excelência e alto desempenho. Todas são habilidades que podem ser aprendidas e nada melhor do que ter um Coach para ajudá-lo a desenvolvê-las. Mas das áreas de foco mais comum:
1. capacidade de administrar mudanças;
2. habilidade de domar e usar o stress de maneira positiva;
3. aumento da capacidade de liderança;
4. aumento de produtividade e lucros;
5. aumento de qualidade de vida no ambiente de trabalho;
6. capacidade de trabalhar eficientemente em equipes;
7. melhor capacidade de resolução de conflitos.
 
Benefícios
Estudos mostram que o retorno no investimento do Coaching é alto para as empresas. Executivos que passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o investimento:
1. melhor relacionamento de trabalho com subordinados 77%;
2. melhor relacionamento com chefe 71%;
3. melhor relacionamento com pares 63%;
4. aumento do nível de satisfação com o trabalho 61%;
5. aumento de comprometimento com a empresa 44%.
 
Efetividade, segundo pesquisas
Pesquisas mostram que o Coaching é, comprovadamente, um processo fundamental para aumentar o desempenho, a produtividade e os resultados.
Tanto que profissionais que passaram pelo processo de Coaching Executivo mostram os seguintes benefícios:

  •  Trabalho em equipe (67%)
  •  Relacionamento com pares (63%)
  •  Satisfação no trabalho (61%)
  •  Aumento de produtividade dos executivos (53%)
  •  Redução de conflitos (52%)
  •  Qualidade (48%)
  •  Organização (48%)
  •  Comprometimento com a organização (44%)
  •  Atendimento ao cliente (39%)
  •  Retenção dos executivos (32%)
  •  Redução de custos (23%)

 
Outro estudo publicado no Public Personnel Management Journal concluiu que os profissionais que apenas participaram de determinado treinamento gerencial aumentaram em 22,4% sua produtividade, enquanto os que passaram pelo processo de coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram sua produtividade em 88%.
 
Você poderia dizer: “Bem, essas pesquisas são lá de fora, mas e no Brasil?”
No Brasil, pesquisa da Folha de São Paulo, realizada em agosto de 2012, mostrou que 90% dos executivos que passaram por um processo de Coaching melhoraram sua produtividade e 80% se mostraram mais abertos a mudanças organizacionais.
Os serviços de coaching no Brasil vêm se tornando um dos melhores do mundo. Uma outra pesquisa da Robert Half  Consultoria revela que o país é um dos que mais se destacam quando o assunto é desenvolvimento profissional. De acordo com o levantamento divulgado, 77% dos profissionais no Brasil acreditam que a realização de coaching por seu chefe é realmente eficiente, contra 55% do resto dos países.
 
Frequência da utilização do coaching no trabalho
70% dos empresários brasileiros relatam que o coaching costuma ser realizado por seus gestores ao menos uma vez por mês, enquanto 32% realizam semanalmente e 14% diariamente.
 
Dependência e eficiência do processo de coaching no cenário brasileiro
Outro dado importante é a dependência. O Brasil se destacada pela eficiência do processo, e a taxa de dependência é de 94%, enquanto a média global é de 78%.
 
Impacto do coaching no País
Os impactos positivos são de 88% para os brasileiros, e a motivação é benéfica para os profissionais.
 
Tipos de Coaching

  1.  Personal & Professional Coaching – que está voltado para objetivos pessoais e/ou profissionais, cujos objetivos a serem trabalhados são definidos pelo treinando (Coachee).

Sua aplicação visa:
• Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
• Melhorar os relacionamentos e a comunicação;
• Melhorar resultados financeiros e ter mais prosperidade;
• Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;
• Aumentar a percepção, a criatividade e a intuição;
• Desenvolver competências de liderança.

  1.  Executive Coaching – também pode ser feito por pessoas ou empresas, porém os objetivos a serem trabalhados são definidos pela empresa. Neste caso, os conteúdos são mais aderentes aos negócios.

Subdivide-se nas seguintes áreas:
• Executive Coaching;
• Leadership Coaching;
• Team Coaching;
• Coaching para Alphas;
• Business Coaching;
• Coaching para altos executivos.
 
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