PERMANÊNCIA VERSUS MUDANÇA

Desde a mais remota antiguidade, a contraposição entre permanência e mudança transita pelas mentes humanas.

Na Grécia antiga, o filósofo Heráclito de Éfeso (540-480 A.C.) já afirmava, em seu fragmento nº 91: “um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio, porque da segunda vez não será o mesmo homem e nem estará se banhando no mesmo rio” (ambos terão mudado). Segundo essa corrente de pensamento, a realidade ao nosso redor está em constante mudança. Muitos pensadores e filósofos corroboraram, adaptaram, ou contrapuseram-se a essa idéia, preocupados com a perda de identidade das coisas e das pessoas.

Na verdade, o que mudou – e muito – de lá para cá foi a velocidade com que realidade muda. E isso tornou-se tão avassalador que, 46 anos atrás (em 1970), estourava no mundo literário a obra O Choque do Futuro, do pesquisador e sociólogo, Alvin Toffler. Nele, o autor registra que havia inventado a expressão “choque do futuro” para “descrever a tensão arrasadora e a desorientação que causamos aos indivíduos ao submetê-los a excessiva mudança num espaço de tempo demasiado curto.” (Toffler, 1970, p. 8).

A grande diferença entre 1970 e 2016 é que hoje dispomos de informações e tecnologias que nos permitem filtrar aquilo que nos é realmente necessário. Curiosamente as mesmas informações e tecnologias que podem nos escravizar, lançando-nos em um mar de superficialidades, são as ferramentas de que dispomos para libertar-nos e permitir-nos aprofundar em nossa relações pessoais, profissionais e comerciais.

Hoje sabemos que podemos aprender a lidar com as mudanças e, ainda, voltá-las a nosso favor. Sabemos que podemos aprender como manter nossa identidade e tudo aquilo que for princípio, fundamento e de importância em nossas vidas. E sabemos que mudar significa amadurecimento, crescimento, aperfeiçoamento.

Mudar gera desconforto, pois são necessárias a energia e o impulso que vencem a inércia. Mas torna-se prazeroso quando se observa os resultados.

O que muitos não sabem é como fazê-lo.

A Garden sabe.

Faça contato e inteire-se sobre as muitas possibilidades do Marketing e do Coaching.

Zauber Melo

Artigos Relacionados

Descomplicando as eleições

Texto por Rachel Rossi - estudante de Design Gráfico, gardeniana e cidadã   Precisamos falar sobre política, sim.   Neste ano, […]

Leia mais
Será que a sua empresa tem mais consumidores ou clientes?

Texto por Marina Dell'areti - Publicitária, pós-graduada em Marketing Estratégico e Branding A dois dias do Dia do Cliente, nada mais […]

Leia mais
RP não é "fazedor de festinhas"

Texto por Larissa Gonçalves - Estudante de Relações Públicas   A profissão de Relações Públicas, em muitas vezes, não é […]

Leia mais
1 2 3 120
contato@gardenconsultoria.com.br
(31) 2576.2078
text-align-right