3 de julho de 2018

Segmentar o seu público é mais importante do que você pensa

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Texto por: Marina Dell’areti – Graduada em Publicidade e MBA em Marketing Estratégico e Branding

Não sei se vocês já viram essa citação, mas Herbert Bayard afirma: “Não sei o segredo do sucesso, mas o fracasso é querer agradar a todos.” Essa frase pode ser explorada em diversas situações, mas vou falar aqui o quanto ela é essencial no ramo da publicidade e do marketing.

Dizer que você produz um produto ou até mesmo um conteúdo que é bom pra todo mundo é mentira. Não existe algo que seja bom para todo mundo, já dizia o grande filósofo Rousseau: “Quem quer agradar a todos não agrada ninguém.”

O marketing tem evoluído e passado por diversas mudanças, e as estratégias de atingir o máximo de pessoas não são pertinentes mais. Os indivíduos estão muito mais antenados, críticos e rigorosos por informações e conteúdos relevantes. Assim, para uma marca alcançar suas metas, o que funciona é atingir as pessoas certas e, para isso, é necessário conhecer quem possui relacionamentos firmados com sua empresa.

Mas como eu vou encontrar e encantar as pessoas certas se eu não as conheço? Segmentando o seu público, escolhendo o seu alvo. Mas atente-se, essa tarefa é muito profunda. Você deverá ter em mente que por trás de cada interação existe um ser humano com sentimentos, personalidades, preferências, pensamentos, ou seja, com particularidades que não deverão ser tratadas igualmente para todos. Atualmente os consumidores demandam transparência e relacionamentos com marcas que saibam que eles são seres únicos e os tratam como tal.

Já abordamos aqui no blog o conceito de persona , e é impossível falar em segmentação de público sem pensar em sua persona, afinal, é através dela que você conseguirá identificar os anseios e necessidades de seus consumidores, criando vínculos e confiança e deixando as estratégias mais assertivas.

Então, entenda: não existe um produto ou um conteúdo que agrade a todos. Pessoas são diferentes e demandam abordagens diferentes. Por isso, segmente seu público para divulgar seus produtos e conteúdos, aumentando assim sua taxa de conversão e garantindo retorno e interações positivas muito maiores.

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