5 de junho de 2018

Publicidade não é só propaganda

0 Flares 0 Flares ×

Texto por: Mayra Finamore – Graduanda em Publicidade

Em algumas situações, publicidade e propaganda podem ser tidas como sinônimos. Mas é sempre bom entender o verdadeiro significado de cada termo.

De acordo com o Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, o verbete Propaganda é definido como: do latim, Propaganda, do gerúndio de propagare, coisas que devem ser propagadas. 1. Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.

Já o verbete Publicidade: Calcado no fr. Publicité. 1. Qualidade do que é público; “a publicidade dum escândalo”. 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dos debates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com fins comerciais ou políticos; propaganda”.

De acordo com esses significados podemos entender que a propaganda é a ação de propagar, divulgar, já a publicidade está relacionada às estratégias de comunicação, nem sempre com intuito de vender, direcionadas à percepção do público referente à mensagem, marca ou produto.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×