8 de agosto de 2016

VAMOS “PARETAR”?

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O momento econômico atual requer que sejamos seletivos, busquemos extrair o melhor do mercado, de nossas transações. Necessitamos segmentar nosso público, nossa clientela.
Apesar de sabermos disto, nem sempre temos condições de investir milhares, ou milhões de reais em complexas ferramentas de CRM, pois – para determinadas ações – seria como dar-se um tiro em um mosquito usando um canhão.
Então como resolver isto?
Essa situação sugere que o ideal para nós seria fazer – como dizem os americanos: back to the basics.
Ligando a “tecla SAP”: de volta aos fundamentos, aos princípios.
Mas que princípios?
Bem, um deles seria usar a velha e boa metodologia do Princípio de Pareto(*). Lembram-se da regra dos 80/20?
O cerne dessa tese é que 80% de nossos resultados vêm de apenas 20% de nossos esforços.
Compete a nós descobrir a quem ou ao que corresponde essa fatia de 20%.

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Esse princípio já está tão consagrado no mercado, que foi criado um neologismo carinhoso para ele: o verbo “paretar”.
“Paretar”, neste caso, é descobrir quais são as ações estratégicas e específicas que são as responsáveis por nos dar um retorno maior que as outras.
As aplicações são inúmeras no mundo corporativo: desde gestão do tempo, passando por controles de produção, vendas, logística, etc.
E daí eu pergunto: existe momento melhor para validação dessa metodologia do que o momento por que passamos atualmente?

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