TRANSIÇÃO – A PALAVRA DA VEZ

Quando converso com empresários, atualmente, não percebo mais ênfase na “crise”; a palavra da vez agora é outra: transição.

Mas o que é transição? Recorramos ao bom e velho dicionário – o “pai dos inteligentes” (“pai dos burros”, jamais!).


Segundo o Dicionário Aulete online:

(tran.si.ção) [zi]

sf.

1. Ação ou resultado de transitar.

2. Fase intermediária entre um estado de coisas e outro: Estávamos em plena transição da ditadura para a democracia.

3. Mudança de um estado a outro (transição profissional).


E o que ocorre em uma transição? Por se tratar de “fase intermediária entre um estado de coisas e outro”, a política, a economia e mesmo as relações interpessoais se afiguram nebulosas, indefinidas, sem aparente sugestão de um norte a ser seguido.

Assim, a leitura que fazemos da realidade pode nos parecer confusa e gerar insegurança.

“Ok, mas o que podemos fazer nessa situação?”, você me perguntaria.

E eu responderia: há uma saída, uma solução. E ela passa pela adequada análise de cenários. Minha concepção é a seguinte: se você não está habituado a analisar cenários, a “nebulosidade” pode intimidar mais do que o necessário para mantê-lo em estado de alerta, ou a fazê-lo agir com prudência – ela vai gerar medo e incerteza apenas.

Por outro lado, de posse de dados confiáveis e munido das ferramentas adequadas para analisar os diversos e possíveis cenários, a situação tornar-se-á, com certeza, muito mais propícia.

E não se trata de otimismo ingênuo, ao contrário, trata-se de realismo dosado com força de vontade e muito suor.

Quer saber mais?

Faça contato conosco.

Zauber Melo

Coach e Sócio-diretor

Garden Consultoria e Marketing

Artigos Relacionados

Descomplicando as eleições

Texto por Rachel Rossi - estudante de Design Gráfico, gardeniana e cidadã   Precisamos falar sobre política, sim.   Neste ano, […]

Leia mais
Será que a sua empresa tem mais consumidores ou clientes?

Texto por Marina Dell'areti - Publicitária, pós-graduada em Marketing Estratégico e Branding A dois dias do Dia do Cliente, nada mais […]

Leia mais
RP não é "fazedor de festinhas"

Texto por Larissa Gonçalves - Estudante de Relações Públicas   A profissão de Relações Públicas, em muitas vezes, não é […]

Leia mais
1 2 3 120
contato@gardenconsultoria.com.br
(31) 2576.2078
text-align-right