17 de janeiro de 2017

Seja referência, faça a diferença

0 Flares 0 Flares ×

Mote da Garden para 2017

Um dos significados para a palavra referência é: o que se toma como parâmetro por sua qualidade, eficiência etc.
Ser considerado parâmetro de qualidade é – definitivamente – um alvo a ser alcançado quando se busca a excelência.
Aliás, para muitos, a excelência e a tão discutida perfeição são, de igual maneira, algo que nunca se atinge e que sempre deve ser buscado.
Mas e quanto à diferença? Afinal a palavra significa simplesmente distinção, não é?

Com certeza, não. Esse é um exame superficial.
Na verdade, diferença significa mais coisas e, dentre tantas, julgo importante citar neste post significados como: variedade, diversidade, modificação, mudança, alteração.
Então se considerarmos o mote em epígrafe uma “equação matemática”, agora, que já temos seus “valores”, fica fácil fazermos as “substituições”.
E a resultante de nossa “equação” nos dirá claramente que ser referência passa a significar ser um modelo, um parâmetro. E que isto implica fazer, agir com diversidade, variedade, modificando-se, mudando-se, alterando-se o que e quando for necessário.

Donde se conclui que, para nos tornarmos referência (nós, nosso negócio), necessitamos muito mais do que trabalharmos uma mera dessemelhança de nossos produtos e serviços em relação aos da concorrência. Significa atuação constante, sempre nos valendo do velho e bom PDCA (Plain, Do, Check, Act) da Qualidade, lembram-se?
Planejar, Fazer, Verificar, Agir faz-nos lembrar que Marketing é um processo, o qual perpassa – como um fio de ouro – todos os demais processos, sejam de nossa carreira, sejam de nosso negócio.

Vamos girar o PDCA?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×