20 de fevereiro de 2017

PROSSUMIDORES – VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DELES?

1 Flares 1 Flares ×

Alvin Tofler é mesmo um craque. E passo a explicar o motivo.
Ainda na década de 70, esse pesquisador e autor de vários best-sellers lançou O Choque do Futuro, livro bombástico no qual anteviu o impacto provocado pelo excesso de informações com as quais a sociedade teria de lidar a partir do final da última década do século XX.
Nos dias atuais, as relações de consumo têm passado por muitas e curiosas transformações com a interatividade proporcionada pela web. Mais recentemente, então, esse grau de interatividade foi potencializado com o advento das mídias digitais.
Em muitas situações já não se pode mais utilizar termos como produtor e consumidor para identificar os atores comerciais, porque tais palavras já não carregam mais em si carga semântica suficiente para explicar as novas relações de consumo.
Os consumidores atuais opinam e interferem na produção. Daí passou-se a usar a palavra Prossumidores, a fim de melhor identificar-se esse novo player. O termo vem do inglês (Prosumers) e foi originalmente cunhado por Tofler lá nos anos 80. Segundo esse pesquisador, deriva da união de duas palavras que, em um primeiro momento, são antagônicas: produtor e consumidor (produtor – producer; consumidor – consumer). Aquilo que os difere de meros consumidores é o fato de que, além de interferirem na forma de produção, também podem personalizar seus produtos.
Zauber Melo
Sócio-diretor da Garden Consultoria e Marketing

Agora que você já ouviu falar deles, quer saber como LIDAR com eles?
Consulte a Garden.

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 1 Flares ×