22 de agosto de 2016

PROCRASTINAÇÃO, TERGIVERSAÇÃO e DIGRESSÃO

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São três palavras diferentes e que não fazem parte do vocabulário cotidiano de muitos de nós.

Mesmo não fazendo, vale a pena darmos uma olhada em seus significados, porque acredito ser extremamente oportuno citá-los, dada a situação atual de nosso país e pelo fato de impactarem diretamente em nossas relações comerciais.

Como povo, temos características marcantes e positivas em nossa cultura, mas há outras sobre as quais compensa refletirmos e revermos nossa posição.

Uma delas é a:
procrastinação

 

 

 

 

 

 

 

 

Adiamento. A recorrente mania de adiarmos tudo. Parece fazer parte de nosso “caldo cultural” como povo brasileiro.

Outra é a:
tergiversação

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodeio. A desculpa, ou o rodeio funcionam, muitas vezes, como uma espécie de muleta. Na fala, é uma forma de evasiva. Torna-se, muitas vezes, estratégia do discurso para dar-se voltas e mais voltas, até que seu interlocutor perca o “fio” da conversa.

E a outra:
digressão

 

Desfocalização. É a mudança de foco do tema, é o afastar-se de um objetivo, de um caminho. Em linguagem popular é o famoso “colocar um bode na sala”. Foi a estratégia usada militarmente na 2ª Guerra Mundial. Em maio de 1944, o 23o. Comando chegou à Grã-Bretanha e participou do plano para enganar os Nazistas no Dia D, fazendo-os pensar que a invasão havia começado em Pas-de-Calais, em vez de na Normandia. Depois disso, eles continuaram a criação de “tanques” infláveis, aviões e veículos de mentira, transmissões de rádio fictícias e alto-falantes montados em veículos que tocavam sons pré-gravados de batalhas e tropas se movendo.

Note-se que abordei os aspectos negativos de cada um.
Embora esses conceitos soem como coisas não agradáveis, todos permeiam nossas vidas e estão imiscuídos em nossas relações diárias, o que pode soar preocupante.
Entretanto todos têm aplicações, ou contra-aplicações positivas. Sim, isto mesmo!
Assim como acontece nas artes marciais, podemos usar a “força do oponente” a nosso favor.

Quer saber como?
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Zauber Melo
Sócio-diretor e Coach da Garden Consultoria e Marketing

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