fbpx

18 de janeiro de 2016

O que te motiva?

0 Flares 0 Flares ×

MOTIVAÇÃO:

1. Ação ou resultado de motivar, de estimular, a si mesmo ou a outros;
2. Conjunto de motivos que levam uma pessoa a agir de determinado modo.

A motivação pode ser definida como a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Ou seja, o impulso que leva à ação. Sem ela, é difícil realizar tarefas cotidianas, como estudar, trabalhar e se exercitar.

Estudiosos identificam dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. A primeira é uma força que vem de dentro, permitindo que a pessoa se automotive. Já a segunda é gerada por estímulos externos. O comportamento é o efeito da interação entre indivíduo e ambiente; um equilíbrio entre as duas motivações.

Então, surge a dúvida: é possível controlar o que se sente?

Nem sempre podemos escolher os estímulos que recebemos de fora. Um acidente de trânsito, uma frustração no trabalho, um problema pessoal em casa – tudo isto é passível de ocorrer. O que podemos controlar é a forma como reagimos a cada um destes contratempos. Temos a opção de deixar que as emoções negativas tomem conta do nosso dia, ou de enxergar cada evento através de uma perspectiva positiva. O segredo é agir, intencionalmente, contra qualquer sentimento prejudicial.

Além disto, podemos proporcionar experiências agradáveis que reduzem o stress e aumentam o nível de energia. Alguns viajam para suprir esta necessidade. Outros, precisam realizar atividades físicas com muita frequência. Outros, ainda, separam um tempo para encontrar os amigos e conhecer pessoas novas.

De certo, cada um possui algo que o atrai, ou algo que o impulsiona.

Para manter-se motivado, encontre um propósito. Descubra aquilo que faz seu coração bater mais forte e direcione esforços para alcançá-lo. Persista naquilo que você acredita. Sonhe, arrisque.

Se precisar de ajuda, o coaching possui as ferramentas necessárias para auxiliá-lo no processo.
Entre em contato conosco.

Eline Pimenta
Designer da Garden Consultoria e Marketing

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×