16 de maio de 2016

Momento Empresarial: Qualidade de Vida no Trabalho

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Qualidade de Vida no Trabalho: Eis a grande sacada para que sua equipe se torne mais produtiva e feliz.

Quem me conhece sabe o quanto amo ENDOMARKETING. Ops! Mas aqueles que estão lendo pela primeira vez o nosso blog podem estar se perguntando: “Mas o que é endomarketing?”.

Bem, endomarketing é o marketing interno de uma empresa, ele é o grande diferencial das empresas que o utilizam. Ele auxilia no processo motivacional, embora saibamos que motivação é de dentro para fora e não de fora para dentro. O endomarketing promove o chamado salário subjetivo. Você pode se perguntar novamente: “E o que é salário subjetivo?”. Existem dois tipos: o salário objetivo, que é o pagamento ao funcionário por sua prestação de serviços e o subjetivo, que são os benefícios fornecidos pela empresa. Entendam: não falo de vale-transporte, tíquete-refeição. Não é isto, são benefícios que agregam valor à sua empresa e faz o seu profissional pensar se vale a pena sair de onde está para outra empresa.

Atualmente um dos principais questionamentos do novo profissional é: “Essa empresa trará quais benefícios para a minha vida?” e, consequentemente, uma das preocupações do gestor deveria ser: “Meu colaborador tem uma boa qualidade de vida aqui dentro?”. Olhando por esse prisma, se sua empresa tem essa cultura de se preocupar com o bem-estar dos funcionários, a pergunta torna-se outra: estamos investindo da maneira certa?

Quero ressaltar que as preocupações com as ferramentas de trabalho são importantes dentro de uma empresa, mas a atenção dispensada aos funcionários tem que ir além disso. A análise deve abranger verificações sobre, por exemplo, como é a vida pessoal, profissional e emocional desse colaborador. Perguntas que podem ser feitas a seu pessoal: você fuma? Bebe? Pratica exercício físico? Come frutas e verduras? Quanto bebe de água? Sofre de ansiedade? Já foi afastado por stress? Em que tipo de restaurante costuma comer? Pratica meditação?

Estas, entre outras questões, são importantes para entender e medir a qualidade de vida de sua equipe.

Ao observarmos o mercado, vemos que as empresas estão investindo em ações e programas que promovem qualidade de vida e saúde. Com esta preocupação, o ganho para ambos os lados é enorme, já que ajuda a capacitar o colaborador e as comunidades a optarem por melhorar sua vida e a mantê-la assim. Essas práticas têm tido cada vez mais atenção, devido ao aumento de incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), um fator de risco para os empregados e empregadores. As ações de melhorias nas empresas estimulam e dão oportunidade para o funcionário optar por uma vida mais saudável.

Promover um ambiente saudável, aprazível e amigável, torna o ambiente de trabalho mais feliz e, consequentemente, todos são beneficiados.

Que tal um lanche surpresa, um almoço especial em datas comemorativas? Que tal uma sala de leitura, com uma biblioteca simples, mas que estimule em seu pessoal o hábito da leitura? São medidas fáceis de se implementar, mas que tornam sua equipe apaixonada pela empresa.

Sugestão de leitura: COMO ENCANTAR CLIENTES INTERNOS –  da autora ANALISE BRUM.

Texto: Jaqueline Romero – Diretora de Marketing da Garden Consultoria e Marketing

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