3 de janeiro de 2017

Momento Empresarial

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“Não encontre clientes para os seus produtos, encontre produtos para seus clientes.”

Seth Godin, Autor de best-sellers como Marketing Viral.

Ao longo de nossa vivência no mercado, percebemos que há empresas de áreas correlatas à nossa que tendem a fazer exatamente o contrário do enunciado de nossa epígrafe de hoje, ou seja, querem encontrar clientes para seus produtos (ou serviços).

Bem, como diz o ditado popular: “cada qual com seu cada qual”… Não teceremos juízo de valor porque cada um trabalha como lhe convém, como acha adequado, mas nós – Garden – definitivamente não trabalhamos dessa maneira. Preferimos atuar como recomenda Seth Godin, criador do conceito de Marketing Viral, um dos gurus da área e autor de nossa epígrafe de hoje.

Para a Garden, “empurrar” um serviço “de prateleira” para um cliente seria, como na metáfora daquele brinquedo educativo de madeira, tentar-se encaixar uma peça em formato de estrela em um buraco redondo… vai caber? O serviço tem de ser adequado à demanda do cliente e da forma mais personalizada possível.

Existe, inclusive, um jargão para esse tipo de adequação: aderência, que é a característica de certa coisa encontrar-se estreitamente ligada a outra; colada. E você, tem buscado soluções aderentes às demandas de seus clientes?

Zauber Melo

Sócio-diretor // Garden Consultoria e Marketing

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