20 de dezembro de 2016

Marketing Mix e Marketing de Relacionamento

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Você provavelmente já ouviu falar de Mix de Marketing. Para refrescar a memória, vamos relembrar. Veja a figura abaixo. Nela, os 4 Ps resultam da simplificação dos doze elementos constituintes do marketing mix, identificados por Borden, e congregam todas as variáveis em quatro básicas: Produto (Product), Preço (Price), Praça (Place; ponto de venda/distribuição) e Promoção (Promotion).

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É muito comum as organizações focarem suas ações de marketing apenas nesse mix. E isto não acontece apenas com micro, pequenas e médias empresas, grandes corporações também podem agir dessa maneira.

Mas num mundo em que constantes avanços dos mais variados campos da tecnologia promovem mudanças contínuas, vemos a dinâmica das relações e interações entre mercado e empresas serem diretamente influenciados por esse estado de coisas.

Diante disto, você acredita que se pode continuar a fazer marketing com foco apenas no mix de marketing?

A “bola da vez” atualmente é o Transmarketing, que é a convergência dos objetivos de marketing, relações públicas e planejamento estratégico. Vamos, então, focar apenas um dos aspectos que compõem o Transmarketing: a busca constante do relacionamento da empresa com seus públicos e vice-versa, realizando as trocas no mercado e a relação duradoura entre si.

Ademais, pesquisando o tema, encontramos um artigo científico sobre ações de marketing de relacionamento (SETA, MAINARDES & SILVA, 2016), que corrobora o que estamos abordando nesta postagem, ao afirmarem:

As atividades relacionadas ao marketing vão além do desenvolvimento de um produto, com preço atraente e distribuição aos clientes. As empresas precisam desenvolver estratégias de comunicação com as partes interessadas e com o público em geral. Com o objetivo de informar, persuadir e lembrar os consumidores sobre os produtos e as marcas que comercializam, é realizada a comunicação de marketing (Kotler, 2006; Álvarez, Casielles & Martin, 2011; Mirchevska & Filkov,2014).

Para concluir, lembre-se: o cliente só compra (produto/serviço) de quem ele se relaciona.

Jaqueline Romero

Pós-graduada em Marketing e Comunicação Diretora de Marketing da Garden Consultoria e Marketing

Zauber Melo

Pós-graduado em Análise de Sistemas Coach e Sócio-diretor da Garden Consultoria e Marketing

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