7 de maio de 2018

O Poder da Hierarquia Visual – PARTE 2

0 Flares 0 Flares ×

Texto por: Naiara de Lima – Graduada em Design Gráfico

Agora que você já sabe a importância da hierarquia visual e que ela pode ser construída a partir da organização dos elementos da composição, apresentamos alguns fundamentos importantes que auxiliam nesta tarefa.

  1. Padrão de visualização

Padrão F: em páginas com textos mais longos, principalmente na internet, o leitor passa os olhos pelo texto do lado esquerdo, ao encontrar uma palavra-chave de seu interesse, lê o restante da frase (percorrendo, então, o lado direito). Se não encontrar pontos interessantes, fechará a página sem ler tudo.

Padrão Z: em mídias impressas, o olhar do leitor tende a fazer uma leitura em diagonal, verificando primeiramente o topo da página, onde a informação importante é mais provável de ser encontrada; então dirige-se para baixo, no canto oposto e percorre toda a parte inferior da página, da esquerda para a direita.

  1. Tamanho

Obviamente, coisas grandes chamam mais atenção. É uma ferramenta poderosa, pois pode contornar as regras tradicionais de leitura (padrão de visualização). Além disto, pode enfatizar a mensagem, tornando-a mais significativa.

  1. Espaço

Respiro ajuda a destacar o conteúdo, ao reduzir o ruído visual e criar pontos mais claros de evidência para a informação.

  1. Tipografia

A combinação entre diferentes pesos ou estilos ajudam a distinguir o tipo de conteúdo.

  1. Cor

Ótimo recurso para destacar ou esconder uma informação. Use para chamar a atenção leitor.

  1. Direção

Quebrar o grid pode ser também uma forma de hierarquia. Elementos posicionados inusitadamente destacam-se dos elementos blocados no restante do layout.

Estes fundamentos podem ser usados e combinados, na missão de comunicar com qualidade, eficácia e rapidez. No entanto, é preciso estar atento. O mal uso ou abuso de diferentes técnicas pode transformar a composição em algo espalhafatoso e poluído visualmente, não despertando o interesse do usuário e não cumprindo sua função de transmitir a mensagem de forma clara.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×