fbpx

21 de novembro de 2016

CÉREBRO: NOSSA MESA DE EDIÇÃO DA REALIDADE

0 Flares 0 Flares ×

E se eu dissesse a você que aquilo que conhecemos como realidade é, na verdade, um filme constantemente capturado e editado por nosso cérebro?
Acredite: é verdade.
Quer um exemplo? Por volta de 4 horas daquilo que pensamos enxergar com nossos olhos, ao longo de um dia, na verdade não existe, é uma montagem.
Isto porque o olho humano só capta imagens com clareza em uma pequena parte, a fóvea, que tem 1 milímetro de diâmetro e fica no centro da retina. Então, para compor a linda imagem que você está vendo agora, os seus olhos estão constantemente em movimento. Eles focam determinado ponto e depois pulam para o ponto seguinte. Cada um desses saltos tem duração de 0,2 segundo. O problema é que a cada pulo desses, enquanto os olhos estão se movendo para a próxima posição, o cérebro deixa de receber informação visual por 0,1 segundo. Durante esse tempo, você está cego. E, como nossos olhos fazem pelo menos 150 mil pulos todos os dias, o resultado são 4 horas diárias de cegueira involuntária…
Outro exemplo: seu cérebro não distingue o que você imagina fazer daquilo que você faz. Se pensar num filme de terror, o coração pode bater mais forte, fazer você suar frio. Se pensar numa comida saborosa, você saliva. Os atletas geralmente imaginam várias vezes determinado movimento ou ação, antes de executar o que pretendem. E essa é uma consagrada técnica para “convencer” o cérebro de que se é capaz de realizar algo.
As bases para o que afirmo agora não são oriundas de mero “ouvir falar”, mas de conclusões de pesquisadores da área, tais como: Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia por suas pesquisas sobre o comportamento humano, Tali Sharot, da University College London, Renato Zamora Flores, professor de genética do comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Steven Pinker, psicólogo e lingüista, autor do livro Como a Mente Funciona e tantos outros renomados da atualidade.

Zauber Melo Coach e Sócio-diretor da Garden Consultoria e Marketing.
Quer saber como trabalhar seu cérebro para potencializar resultados? Consulte nosso Coach.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×