31 de julho de 2018

Você sabe o que é Coaching?

0 Flares 0 Flares ×

Texto por: Zauber Melo – Sócio-diretor e Coach

 

Coaching  é um processo interativo que ajuda indivíduos e organizações a melhorarem os seus desempenhos e alcançarem os resultados extraordinários. O Coach (uma espécie de assessor, é quem aplica o Coaching, que é pó processo) trabalha em todas as áreas, incluindo competências, negócios, carreira, finanças e relacionamentos profissionais. Como resultado de um acompanhamento profissional, ajuda o Coachee (que é aquele quem recebe a ação do Coaching, uma espécie de assessorado), definir melhor as suas metas, ter mais ação, tomar decisões de alta qualidade, e a mais plena utilização dos seus pontos fortes naturais.

Uma boa e bem clara definição para esse processo seria:

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicados por um profissional habilitado (o Coach), em parceria com o cliente (o Coachee). (Villela Da Matta & Flora Victoria)

Indivíduos e organizações que se envolvem em um programa de Coaching, experimentarão novas perspectivas pessoais sobre desafios e oportunidades. O reforço das competências de tomada de decisão, uma maior eficácia interpessoal e aumento da confiança no desempenho das suas funções no trabalho e na vida. Consistente com o compromisso de reforçar a sua eficácia pessoal, eles também podem esperar ver resultados apreciáveis nas áreas de produtividade, satisfação pessoal com a vida e o trabalho e a realização dos objetivos pessoais.

 

Objetivo do Coaching

Alinhar o gestor às metas corporativas, visando o desenvolvimento do capital humano e da qualidade de vida.

 

Áreas de foco

Liderança eficaz, inteligência emocional, equilíbrio de vida, negociação efetiva, são exemplos de competências de excelência e alto desempenho. Todas são habilidades que podem ser aprendidas e nada melhor do que ter um Coach para ajudá-lo a desenvolvê-las. Mas das áreas de foco mais comum:

1. capacidade de administrar mudanças;

2. habilidade de domar e usar o stress de maneira positiva;

3. aumento da capacidade de liderança;

4. aumento de produtividade e lucros;

5. aumento de qualidade de vida no ambiente de trabalho;

6. capacidade de trabalhar eficientemente em equipes;

7. melhor capacidade de resolução de conflitos.

 

Benefícios

Estudos mostram que o retorno no investimento do Coaching é alto para as empresas. Executivos que passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o investimento:

1. melhor relacionamento de trabalho com subordinados 77%;

2. melhor relacionamento com chefe 71%;

3. melhor relacionamento com pares 63%;

4. aumento do nível de satisfação com o trabalho 61%;

5. aumento de comprometimento com a empresa 44%.

 

Efetividade, segundo pesquisas

Pesquisas mostram que o Coaching é, comprovadamente, um processo fundamental para aumentar o desempenho, a produtividade e os resultados.

Tanto que profissionais que passaram pelo processo de Coaching Executivo mostram os seguintes benefícios:

  •  Trabalho em equipe (67%)
  •  Relacionamento com pares (63%)
  •  Satisfação no trabalho (61%)
  •  Aumento de produtividade dos executivos (53%)
  •  Redução de conflitos (52%)
  •  Qualidade (48%)
  •  Organização (48%)
  •  Comprometimento com a organização (44%)
  •  Atendimento ao cliente (39%)
  •  Retenção dos executivos (32%)
  •  Redução de custos (23%)

 

Outro estudo publicado no Public Personnel Management Journal concluiu que os profissionais que apenas participaram de determinado treinamento gerencial aumentaram em 22,4% sua produtividade, enquanto os que passaram pelo processo de coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram sua produtividade em 88%.

 

Você poderia dizer: “Bem, essas pesquisas são lá de fora, mas e no Brasil?”

No Brasil, pesquisa da Folha de São Paulo, realizada em agosto de 2012, mostrou que 90% dos executivos que passaram por um processo de Coaching melhoraram sua produtividade e 80% se mostraram mais abertos a mudanças organizacionais.

Os serviços de coaching no Brasil vêm se tornando um dos melhores do mundo. Uma outra pesquisa da Robert Half  Consultoria revela que o país é um dos que mais se destacam quando o assunto é desenvolvimento profissional. De acordo com o levantamento divulgado, 77% dos profissionais no Brasil acreditam que a realização de coaching por seu chefe é realmente eficiente, contra 55% do resto dos países.

 

Frequência da utilização do coaching no trabalho

70% dos empresários brasileiros relatam que o coaching costuma ser realizado por seus gestores ao menos uma vez por mês, enquanto 32% realizam semanalmente e 14% diariamente.

 

Dependência e eficiência do processo de coaching no cenário brasileiro

Outro dado importante é a dependência. O Brasil se destacada pela eficiência do processo, e a taxa de dependência é de 94%, enquanto a média global é de 78%.

 

Impacto do coaching no País

Os impactos positivos são de 88% para os brasileiros, e a motivação é benéfica para os profissionais.

 

Tipos de Coaching

  1.  Personal & Professional Coaching – que está voltado para objetivos pessoais e/ou profissionais, cujos objetivos a serem trabalhados são definidos pelo treinando (Coachee).

Sua aplicação visa:

• Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;

• Melhorar os relacionamentos e a comunicação;

• Melhorar resultados financeiros e ter mais prosperidade;

• Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;

• Aumentar a percepção, a criatividade e a intuição;

• Desenvolver competências de liderança.

  1.  Executive Coaching – também pode ser feito por pessoas ou empresas, porém os objetivos a serem trabalhados são definidos pela empresa. Neste caso, os conteúdos são mais aderentes aos negócios.

Subdivide-se nas seguintes áreas:

• Executive Coaching;

• Leadership Coaching;

• Team Coaching;

• Coaching para Alphas;

• Business Coaching;

• Coaching para altos executivos.

 

Você, que é um(a) empreendedor(a), deseja usufruir dos benefícios de um projeto como este?

Então entre em contato conosco para que os nossos consultores experientes neste ramo de atividades possam auxiliar você a melhorar o seu CHA – ou seja, seu conjunto de Competências, Habilidades e Atitudes, cada vez mais. Assim, você e sua empresa conquistarão cada vez mais market share.

GARDEN – O seu jardim de soluções criativas, inovadoras e estratégicas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×