20 de setembro de 2018

Crise e a necessidade de se reinventar

0 Flares 0 Flares ×

Crise. Volta e meia, é a palavrinha que vem à tona nas conversas dos brasileiros. Às vezes, parece até que ela está incrustada em nossa realidade.

Um conceito que sempre me chama a atenção é aquele em que se corta o “S” da palavra, assim, CRIStorna-se CRIE.

Há, ainda, técnicas, metodologias, cada qual dentro de uma área específica da administração, do marketing, do comportamento humano.

Mas, convenhamos, ouvir todos os dias notícias difusas e, por vezes, confusas sobre a economia e a política nos deixa, a princípio, atordoados e nossa reação mais imediata é perguntar a nós mesmos: “O que eu faço? Que rumo tomar?”

É necessário reinventar-se. Como?

Bem, uma das mais incríveis habilidades de nosso cérebro é a possibilidade de mediação(1) da realidade.

E você pode, agora, se perguntar: “Mas que raios de ‘mediação’ é essa? E o que ela tem a ver com o que está sendo tratado?”.

Explico: essa mediação é uma prerrogativa que permite à nossa mente trabalhar com filtros que atuam em tudo que permeia o mundo ao nosso derredor.

Há alguns dias eu estava relendo a respeito da Psicologia Positiva e pude rever outros dois conceitos muito úteis: resiliência e flow.

Resiliência pode ser definida como a “habilidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas” (aqui segundo o dicionário Aulete).

Outra boa definição é a capacidade de superar as adversidades da vida e voltar ao estado anterior de equilíbrio depois de passar por dificuldades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de crescimento.

Consequentemente, são características das pessoas resilientes:

- assumir a responsabilidade pelo que acontece consigo, sem vitimização;
- superar melhor o sofrimento porque encontram um sentido maior para a vida; e
- compreender os próprios sentimentos, conhecer suas forças e limitações.

E quanto ao flow?

Flow vem do inglês e significa fluxo. É um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Foi proposto na década de 70 pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, PhD e professor da Universidade de Chicago, e o conceito tem sido utilizado em uma grande variedade de campos.

No Coaching, o Flow (Fluir) é um estado de concentração tão grande na atividade que está sendo realizada, capaz de fazer com que o indivíduo perca a noção da realidade.

Para você entender melhor, deixe-me exemplificar: sabe quando está fazendo alguma coisa, seja diversão, seja trabalho, e parece que o mundo ao redor se apaga? Por vezes, é como se não ouvíssemos ou enxergássemos nada. Pois é, isso é Flow!

E o mais interessante sobre esse estado: é possível controlarmos e usarmos esse fluir a nosso favor.

Minha pergunta para você, neste momento, é: já pensou em poder usar os recursos da mediação, da resiliência e do flow como formas de contornar ou, até mesmo, debelar essa crise?

Mediar informações, filtrando o que não for aderente, adotar a postura adequada para reagir às adversidades e focar naquilo que venha a gerar estados produtivos de flow.

Quer saber mais? Consulte-nos.

Nossa metodologia de trabalho transita por esses conceitos na hora de tangibilizar ações para que você e seu negócio sejam bem-sucedidos.

 

Zauber Melo

Sócio-diretor

Garden Consultoria e Marketing

_______________________________________________________________________________

(1)Mediação (do lat. tardio mediatio) 1. Em um sentido genérico, ação de relacionar duas ou mais coisas, de servir de intermediário ou “ponte”, de permitir a passagem de uma coisa a outra. 2. Na tradição filosófica clássica, a noção de mediação liga-se ao problema da necessidade de explicar a relação entre duas coisas, sobretudo entre duas naturezas distintas, p.ex., o mundo sensível e o mundo inteligível, em Platão; Deus e o homem, na escolástica; o corpo e a alma, em Descartes.)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×